CONCRETO DE GRANDE VOLUME COM GELO

Já na década de 1970 surgia a preocupação com a durabilidade dos concretos lançados nas construções das grandes usinas hidroelétricas no Brasil, em virtude da elevada temperatura desenvolvida nos maciços executados. 

Em geral, os sólidos expandem-se com o calor e retraem-se com o resfriamento, aplicada a grandes volumes essa condição resulta em fissuras caso não sejam adotadas medidas de controle. 

A construção de barragens impulsionou o desenvolvimento tecnológico do concreto e propiciou o desenvolvimento de materiais e aperfeiçoamento da técnica e estudos quanto à permeabilidade e fissuração térmica. O estudo dos efeitos das variações volumétricas de origem térmica é uma das principais preocupações em maciços de grandes volumes de material, uma vez que o calor gerado pela hidratação do cimento é um importante indutor de fissuras. 

O crescente conhecimento adquirido na época extrapolou os limites do canteiro de obras e influenciou a indústria cimenteira no aprofundamento de estudos sobre moagem de cimento, controle de produção do clínquer e influência da petrografia na obtenção de produto mais adequado ao mercado. 

A evolução e o entendimento do concreto aplicado em obras de grande porte definiram o conceito de concreto-massa, sendo empreendido por aquele concreto lançado em grandes volumes e que necessita de meios especiais para combater a geração de calor e as variações volumétricas daí provenientes.

O fenômeno térmico no concreto é gerado pela hidratação do cimento. O fluxo de calor passa do interior para o exterior da massa de concreto, que se contrai ate que sua temperatura se equilibre com as temperaturas com o meio ambiente. Nessa fase, o concreto ganha rapidamente tanto resistência como rigidez, gerando tensões internas que, se ultrapassarem sua resistência a tração levam à fissuração. 

A Petronilho e sua equipe possuem vasta experiencia e intimidade com a execução de serviços em grandes volumes de concreto, como base de fundação para edifícios e casamata de hospitais. 

Introduzimos há anos a técnica de concretagem de grandes volumes com diversas soluções para atender da melhor forma os desafios propostos pelo mercado. O processo sempre permite a execução do serviço sem o risco do surgimento de trincas e com fácil operação e controle.